Power Sleep: Ajude a encontrar a cura do câncer enquanto você dorme!

Samsung Power Sleep
Agora, com o seu telefone, você pode fazer parte de uma sofisticada pesquisa científica.

Os smartphones possuem processadores cada vez mais poderosos e a maior parte dos usuários não utilizam toda sua capacidade. Uma pesquisa recente diz que se 1 milhão dos proprietários de smartphones cedessem esse poder computacional não utilizado, o nível de processamento resultante seria similar ao de um dos maiores supercomputadores do mundo. Pensando nisso, a Samsung em parceria com a Universidade de Viena tiveram a sacada de criar um aplicativo Android, chamado Power Sleep, para ajudar na descoberta da cura do câncer.

O aplicativo funciona como um despertador. Quando você definir o alarme, ele entenderá que você já está indo dormir e não precisa mais do telefone naquele momento, esse é o sinal para o processamento de dados começar. O aplicativo usa o telefone para processar dados da matriz de similaridade de Proteínas (SIMAP), um banco de dados que calcula semelhanças entre sequências de proteínas diferentes. Ele coleta pacotes de dados contendo sequências de proteínas a partir da universidade, processa e envia os resultados de volta para o laboratório. Esta pesquisa é fundamental para os avanços médicos na área de genética, bioquímica, biologia molecular e na pesquisa do câncer.

Não se preocupe com possíveis cobranças de dados de sua operadora nem com a bateria do dispositivo, pois o aplicativo só trabalha se o aparelho estiver plugado ao carregador e conectado a uma rede Wifi. Portanto, não há razão para não transformar seu smartphone em uma ferramenta de pesquisa científica.

O vídeo abaixo, em inglês, oferece mais alguns detalhes sobre o app:

 

Atualmente o Power Sleep está disponível apenas para Android.

Você pode baixar gratuitamente o aplicativo através do Google Play.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

*