5 Jogos Indie que você deveria dar uma chance.

 

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Hoje, saindo um pouquinho da minha área de postagem , trago pra vocês alguns jogos indie que gostei de ter jogado e são bons para passar o tempo. Não são jogos novos, nem muito antigos, só são jogos que tem uma mecânica de jogo bacana, visual bonito, referências a clássicos ou tudo isso junto.

Jogos indie, para quem não conhece, são jogos produzidos por uma equipe pequena, ou até mesmo uma única pessoa, sem apoio financeiro de um distribuidora. O que é bacana nesses jogos é que geralmente são inovadores e singulares. Acho que quando um artista tem liberdade para por suas ideias na sua obra, sem nenhuma interferência externa, é que ele melhor produz, é que acontece com esses jogos, a equipe consegue manter a singularidade e se empenhar em manter o jogo com o aspecto que desejavam originalmente, só acho.

Não estão ordenados por preferência ;).

Limbo

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Desenvolvedora: Playdead.

Limbo é um jogo do tipo plataforma/puzzle com visual monocromático muito bacana, o que gera um clima sinistro. O personagem principal é um garoto que acorda em meio a uma floresta e procura sua irmã desaparecida. Desde o momento que o jogo inicia até seu fim, nada é contado ao jogador, este entende o jogo através das cutcenes ao desenrolar do game.

 

Super Meat Boy

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Criado por: Edmund McMillen e Tommy Refenes do Team Meat.

O que esse jogo tem de nonsense  ele tem de desafiante, o nível de dificuldade chega a ser insano. O personagem principal  é um garoto de carne que tenta salvar sua namorada, uma garota band-aid. Não falei que era nonsense? e não para por ai.

Super Meat Boy é um jogo de plataforma, onde o jogador deve desviar de lâminas, espinhos, serras, sal(o personagem não tem pele), lasers, turrets, agulhas, mísseis,chamas entre outros obstáculos fatais.

No jogo estão presentes referencias a Pokémon, Street Fighter, Castlevânia e Megaman, porém tem que se estar bem atento para percebê-las. Vários personagens especiais de outros games  podem ser desbloqueados em warp zones e coletando bandagens.

 

Braid

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Criador: Jonathan Blow.

Braid é mais um jogo plataforma/puzzle onde Tim, o personagem principal, deve avançar pelas fases e recolher partes de quebra-cabeças, ao longo da história é contado sobre a história de Tim com uma “princesa” que ele procura, mas como em um certo jogo de um certo encanador ela sempre “está em outro castelo”. O jogador possui a habilidade de voltar o tempo, mesmo que Tim esteja morto, e essa característica define a mecânica do jogo.

O jogo é dividido em mundos, onde cada mundo possui uma mecânica diferente baseada em tempo e seu controle, a cada novo mundo a os puzzles vão ficando muito difíceis sendo um timing perfeito indispensável.

 

Spelunky

Spelunky

Criador: Derek Yu.

Spelunky é um jogo de aventura e  plataforma, onde os níveis são gerados aleatoriamente, fazendo que um mesmo nível seja diferente se jogado varias vezes . Há muita coisa a se explorar no  jogo, o jogador tem acesso uma espécie de diário, onde ficam guardadas informações sobre lugares, monstros, armadilhas e itens.

O jogador pode pegar e atirar quase tudo no jogo, sério, quase tudo mesmo, até os NPCs resgatados e os amigos no multiplayer, só que as coisas podem voltar em você, então é preciso cuidado.

Spelunky é diversão garantida entre amigos, até quatro players podem jogar, o que pode tornar o jogo até mais caótico, quando você joga uma pedra sem querer(ou não!) na cabeça do amigo, ou leva um tiro quando alguém queria acertar algum monstro.

 

FEZ

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Criador: Phil Fish.

Fez é mais um jogo plataforma/puzzle, que tem como personagem principal Gomez, que vive em mundo bidimensional e no início do jogo recebe um chapéu Fez  e  começa a perceber um mundo tridimensional. O objetivo do jogo é recolher peças do cubo  “Hexahedron”,que foram espalhadas pelo mundo, usando a habilidade de mudar a perspectiva da visão.

O visual do jogo é muito bonito, em alguns lugares a palheta de cores muda, lembrando a Era 8 bits e jogos do Game Boy. Em muitos cenários os pequenos detalhes são cruciais para a resolução dos puzzles, é aquele tipo de jogo que te dá vontade de pegar papel e lápis e anotar o que foi visto, pois o jogo é cheio de códigos e símbolos que devem ser decifrados para se resolver os puzzles.

A mecânica do jogo é baseada em girar os cenários para ver lugares e peças do cubo que não estavam visíveis anteriormente, girar a perspectiva revela plataformas, dicas,peças de cubo e até códigos QR que antes estavam ocultos.

 

É isso, deu pra ver que alguém gosta muito de plataformers. Caso tenham alguma sugestão, não se acanhe, deixe nos comentários.

 

 

Robson Couto

Estudante de engenharia elétrica. As vezes parece gostar mais dos consoles antigos que dos jogos. Tem interesse em dominar bits, bytes e afins.

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