Raspberry Pi Zero: Primeiras Impressões.

IMG_20151201_143442

Quinta feira passada. Como de costume, depois de acordar dou uma olhada no celular. Me deparo então com a notícia no Hackday que um novo modelo de Raspberry Pi foi lançado. O que mais chamou a atenção? O novo modelo valia apenas 5 dólares.

Alguns minutos depois e uma transação modesta no Paypal, consegui garantir o meu. Digo ‘consigui’ porque no primeiro dia, praticamente todas as placas foram vendidas. Vale notar que a revista MagPi veio com um modelo de graça, então haviam revistas nas bancas e Zeros podiam ser achados por aí ainda.

Hoje, depois de voltar da aula e passar na caixa de correio, o meu Raspberry Pi Zero já havia chegado. Fiquei surpreso, pois o frete foi bem rápido.  Em comparação com os modelos A, B, B+, e 2, esse novo modelo é menos que a metade do tamnaho desses(Vale lembrar que o modelo A+ já era menor).

IMG_20151201_145609

As características do layout que puderam ser notadas:

  • Apenas uma USB, que ainda necessita de um adaptador pra conexão de dispositivos. O Raspberry 2 possui 4 portas USB.
  • A saída de vídeo composto foi retirada, mas se necessária, uma conexão foi deixada na placa para ser soldada(ver “TV” na foto acima).
  • A saída HDMI padrão foi substituída por uma mini HDMI.
  • O connector de 40 pinos do Raspberry 2 continua.
  • Interface da câmera foi removida.
  • Conexão Ethernet removida.
  • Saída de áudio removida.

Quanto ao Hardware:

  • Apenas 512MB de RAM. O Raspberry Pi 2 possui 1GB.
  • O chip(SoC) principal é o mesmo do primero Raspberry.
  • Frequencia de operação: 1GHz sem overclock. Os primeiros modelos operavam a 700MHz.

Se valeu a pena? Sim, valeu muito. Esse modelo possui suas vantagens além do preço. Seu tamanho e peso, podendo substituir microcontroladores e Arduinos em projetos pequenos. Além disso, por possuir menos componentes, é de se esperar que consuma menos energia e possa permitir operação mais longa e eficiente de projetos alimentados a bateria.

Infelizmente ainda não consegui um adaptador HDMI pra ligá-lo a TV, então não programei nada bacana pra mostrar. Poderia acessar a placa pela porta serial, mas tem prova amanhã e tenho que estudar. Deixa pra amanhã(ou depois(ou depois)) :)

Obs. Não esquece de curtir a página do Dragão no Facebook pra ficar informado.

Obrigado pela leitura, e até o próximo post o/

Robson Couto

Estudante de engenharia elétrica. As vezes parece gostar mais dos consoles antigos que dos jogos. Tem interesse em dominar bits, bytes e afins.

10 comentários em “Raspberry Pi Zero: Primeiras Impressões.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

*